Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Cálculo diferencial"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO BÁSICO DE LIMITES E DERIVADAS NO ENSINO MÉDIO(2012-12) CANO, Cristina de BessasO trabalho questiona a exclusão dos conteúdos de limite e derivada da grade curricular do ensino médio. Segundo Geraldo Ávila os conceitos de limite e derivada podem ser perfeitamente ingressados logo no 1° ano do ensino médio, sendo desenvolvidos os conceitos de declividade de uma reta, função par e ímpar, função crescente e decrescente, concavidade de uma função, reta tangente a uma função e logo após é introduzido o básico sobre limites e derivadas. Além do mais são dispostos exemplos que mostram a aplicação prática dos conteúdos, alertando assim a necessidade do seu ensino. Há dados que mostram altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral ministrada no ensino superior, e também dados de um questionário que reflete a carência que o aluno de ensino superior possui em relação aos conceitos de limite e derivada, pelo fato de não terem contato anteriormente com os conteúdos.