Navegando por Autor "SOUZA, Mariana Galdino de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE(2014-12) SOUZA, Mariana Galdino deA presente pesquisa busca compreender o percurso histórico da educação infantil e os aspectos que caracterizam nos dias de hoje uma educação infantil de qualidade. Desta forma, o objetivo do estudo é analisar a qualidade da educação infantil em duas instituições, a partir de três aspectos elencados pelos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. O trabalho é de cunho qualitativo realizado por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a aplicação do questionário e observação. O resultado da pesquisa revelaque as instituições pesquisadas atendem, parcialmente, aos padrões estabelecidos pelos indicadores e que novas conquistas precisam ser realizadas para a efetivação de uma educação infantil de qualidade. Palavras chaves: Educação Infantil. Creche. Pré-escola. QualidadeItem VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA DE AULA PARA O PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) SOUZA, Mariana Galdino deA presente pesquisa busca compreender a Linguística e uma de suas vertentes de estudo, conhecida como Sociolinguística que estuda a heterogeneidade da língua no campo linguístico e social. Deste modo, entende-se que a língua é heterogênea, flexível, viva, variável, usada como meio de comunicação, da qual língua e sociedade são indissociáveis, já que ambas se relacionam. Podendo variar conforme determinados fatores sociais que a caracterizam como por exemplo: origem geográfica, status econômico, grau de escolaridade, redes sociais, mercado de trabalho, entre outros. Contudo os usuários da língua que utilizam uma variante linguística, muitas vezes, sofrem preconceito linguístico, promovido pelo próprios falantes da língua, por falta da compreensão de que a língua varia e adequa-se conforme a situação e meio em que o falante está inserido. O objetivo desta pesquisa é abordar a variação linguística não como um problema, mostrando que a mesma não é errônea e sim o preconceito linguístico. A abordagem elaborada por esta pesquisa é de cunho qualitativo realizada por meio de pesquisas bibliográficas, sendo baseadas em autores linguistas e sociolinguistas. Como resultado, após leituras e reflexões sobre o tema abordado, esta pesquisa apresenta duas propostas de atividades, para que o profissional de língua portuguesa possa abordar a variação linguística em sala de aula e, por meio de um efetivo trabalho de conscientização, minimizar o preconceito linguístico.