Navegando por Autor "FERNANDES, Rosiane Scapim Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARLENDA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) FERNANDES, Rosiane Scapim CostaEste trabalho de pesquisa apresenta um levantamento teórico acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, pautados em estudiosos de relevância nacional e os relaciona com o uso da parlenda em contexto de ensino-aprendizagem de crianças de dois a cinco anos. Está dividido em três seções, que apresentam definições de alfabetização, letramento e parlenda, bem como um resumo do tipo de pesquisa apresentada e os dados levantados através de questionário respondido por quatro professoras da Educação Infantil de um município do interior paulista. Busca aproximar o levantamento teórico à prática docente da Educação Infantil ao levantar dados do trabalho com parlendas nas aulas de Linguagem na Educação Infantil. Trata-se de um trabalho relevante tanto a educadores em exercício quanto aos futuros profissionais da Educação por trazer à discussão a importância do trabalho de letramento nos anos iniciais da Educação Básica e também um vislumbre da atuação das profissionais desses anos diante do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.