Navegando por Autor "CAETANO, Lucilaine Domingos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item LIBRAS: UM FACILITADOR PARA O PROCESSO INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO SURDO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) CAETANO, Lucilaine DomingosEste trabalho, realizado por meio de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, método estudo de caso, utilizando os instrumentos de observação sistemática com registro em diário de bordo. A realização de entrevista, ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como um facilitador na inclusão do aluno surdo na escola regular, por meio da apresentação da trajetória histórica da educação do surdo, as suas lutas perante as igualdades e os percursores para sua educação, da caracterização da surdez e as dificuldades de comunicação do surdo, os graus da surdez, seu diagnóstico, as tecnologias e recursos auditivos. Enfatiza-se também a visão contempôranea do surdo perante sua língua atendendo a pressupostos da corrente metodológica, Bilinguismo reconhecendo que cada vez mais a língua de sinais garante ao surdo a participar do processo educacional e se apropriar do conhecimento, objetivando pesquisar sob uma visão de uma professora interlocutora e a metodologia aplicada, ressaltando o desenvolvimento do aluno surdo e a LIBRAS como o caminho utilizado no processo educacional e seu valor para mediação do conhecimento trabalho em sala de aula.