Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "XAVIER, Izildinha Aparecida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    APONTAMENTOS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2017) XAVIER, Izildinha Aparecida
    Nos últimos vinte anos, os problemas de alunos com dificuldades de aprendizagem vêm crescendo assustadoramente. Cientistas, teóricos e também gestores e educadores se preocupam cada dia mais com essa realidade. Hoje encontramos diversos estudos sobre esse problema que as instituições educacionais enfrentam. As dificuldades de aprendizagem são consideradas como um conjunto de problemas ou de situações temporárias ou permanentes, portanto são necessárias medidas pedagógicas adequadas para atendê-las. Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso tem por objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem mais comuns na escolarização, evidenciando a importância do papel da escola, do professor e da família no processo ensino-aprendizagem. A escolha deste tema para este trabalho foi devido à importância que a aprendizagem assume na vida das crianças, interferindo no processo de aquisição de conhecimento. Para tal pesquisa buscou-se referencial teórico nos estudos de Ferreiro, Piaget, Wallon e Vygotsky entre outros. Buscamos investigar os conceitos de aprendizagem referentes ás operações cognitivas, analisamos estudiosos sobre o tema nos processos que possibilitam a aquisição do conhecimento e também os problemas que interferem no alcance da cognição do aprendizado. Como resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção pedagógica, o compromisso do educador com o problema, o acompanhamento familiar bem como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema. Acreditamos que há necessidade de novas pesquisas e investigações sobre as dificuldades de aprendizagem e a construção da aprendizagem. Não podemos parar, pois o mundo não para, a mente está em constante mutação. As dificuldades de aprendizagem é um tema de interesse coletivo e está presente em diversos cursos de formação de professores e profissionais diversos. Esperamos ter contribuído de alguma forma com educadores que estão envolvidos nesta questão em sua prática diária.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão