Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Iolanda Maria Pereira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A LEITURA DA LITERATURA DO PROFESSOR COMO INCENTIVO A LEITURA DA CRIANÇA
    (2015-12) Silva, Iolanda Maria Pereira da
    A leitura é a linguagem que permite a apropriação da cultura humana, mas também pode ser uma estratégia de aprendizagem e uma forma de prazer e lazer. Durante a escolarização é possível perceber a importância da leitura de textos diversificados para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. No entanto, para tornar esse aluno um leitor é necessário que se ofereça a oportunidade para que ele tenha contato com a literatura e com textos de qualidade. Os alunos devem ter o contato com a literatura infantil desde antes de aprender a ler e a escrever convencionalmente, mas um professor que não é um leitor, que apenas tem contato com textos específicos para desenvolver seu trabalho, e não vê a leitura como fonte de prazer e uma forma de lazer, não pode incentivar seu aluno a ler de uma forma autêntica. Não é possível oferecer uma experiência que não se tem. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o fato do professor ser um leitor pode incentivar seu aluno a se tornar leitor por que a criança aprende, principalmente pelo exemplo e pela imitação dos adultos, Procurou também compreender os benefícios que esse contato, planejado, com a literatura infantil traz para o aluno no sentido de desenvolver sua capacidade e potencial cognitivo. Para atingir os objetivos desse trabalho foi efetivada uma pesquisa bibliográfica para embasar a parte teórica da pesquisa acadêmica e, posteriormente, também foram aplicados questionários a professores que atuam no magistério para compreender se são leitores e como buscam desenvolver o hábito de leitura em seus alunos. Os resultados obtidos embasaram a produção do presente texto. Durante a pesquisa foi possível concluir que os professores têm o hábito de ler, mas desenvolver estratégias para tornar o aluno leitor é uma atividade complexa que nem sempre é bem sucedida.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão