Navegando por Autor "Santos, Lincoln Pires Colichio Borges"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL BRASILEIRO E SEUS INSTRUMENTOS DE FIDELIZAÇÃO.(Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Santos, Lincoln Pires Colichio BorgesO marketing esportivo vem assumindo importância cada vez maior no que diz respeito à fidelização e manutenção dos clientes e torcedores. Nesse contexto, justifica-se a presente pesquisa do marketing esportivo no futebol brasileiro, detectar o seu real impacto nos resultados das vendas dos clubes para os torcedores e o nível de aceitação de marcas e patrocínios dos clubes entre os torcedores/sócios torcedores. O objetivo geral do trabalho é levantar dados a esse respeito em um segmento específico de torcedores e sócios/torcedores, lançando luz aos seus desejos, anseios e necessidades que, se identificados e satisfeitos por meio de um bom marketing esportivo, levarão a resultados positivos tanto para os clubes quanto para suas torcidas, que são os resultados esperados. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, realizada por meio do levantamento de dados em livros, publicações especializadas e sites da Internet, e pesquisa de campo, realizada por meio de apresentação de questionário semiestruturado a um universo variado de 114 entrevistados, que revelou que o marketing esportivo é extremamente relevante e útil para divulgar marcas, agregar valor a elas e fidelizar consumidores. Os resultados apontam para a constatação da relevância do marketing esportivo para os torcedores, mas é recomendável que se façam estudos mais abrangentes, com maior número de entrevistados, para que se possa traçar um retrato mais fiel do papel do marketing esportivo na fidelização de clientes.