Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Eurivania Gomes da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) SILVA, Eurivania Gomes da
    O racismo faz parte do cotidiano da população negra no Brasil, e por séculos vem sendo moldado e implementado nas estruturas da sociedade. Ser negro no país significa ter menos poder aquisitivo e mínimas chances de uma ascensão social, e a escola, como muitos outros aparelhos ideológicos, reproduz o preconceito e a discriminação que a comunidade negra sofre. Assim, como a escola reflete atitudes e comportamentos, pode mudar essa realidade ao se implementar a literatura afro-brasileira, que coloca o negro e sua cultura em local de destaque, enaltecendo a cultura e história da África. O seguinte trabalho teve como objetivos principais a discussão sobre os efeitos que o racismo causa no ensino fundamental, e verificar qual o papel da escola para o combate ao racismo na educação do ensino fundamental nos anos iniciais. A falta de representatividade da cultura afro-brasileira é evidente na sociedade, e as instituições de educação podem utilizar a literatura afro-brasileira como uma ferramenta contra o racismo. Para a formulação deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas em um primeiro momento, e, em seguida, uma pesquisa de campo com o intuito de analisar as experiências de algumas professoras que atuam no ensino fundamental nos anos iniciais, relacionada ao uso e a importância de se trabalhar com questões étnico-raciais em sala de aula utilizando a literatura afro-brasileira como uma importante ferramenta para a promoção da desconstrução do racismo no âmbito escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) SILVA, Eurivania Gomes da
    O racismo faz parte do cotidiano da população negra no Brasil, e por séculos vem sendo moldado e implementado nas estruturas da sociedade. Ser negro no país significa ter menos poder aquisitivo e mínimas chances de uma ascensão social, e a escola, como muitos outros aparelhos ideológicos, reproduz o preconceito e a discriminação que a comunidade negra sofre. Assim, como a escola reflete atitudes e comportamentos, pode mudar essa realidade ao se implementar a literatura afro-brasileira, que coloca o negro e sua cultura em local de destaque, enaltecendo a cultura e história da África. O seguinte trabalho teve como objetivos principais a discussão sobre os efeitos que o racismo causa no ensino fundamental, e verificar qual o papel da escola para o combate ao racismo na educação do ensino fundamental nos anos iniciais. A falta de representatividade da cultura afro-brasileira é evidente na sociedade, e as instituições de educação podem utilizar a literatura afro-brasileira como uma ferramenta contra o racismo. Para a formulação deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas em um primeiro momento, e, em seguida, uma pesquisa de campo com o intuito de analisar as experiências de algumas professoras que atuam no ensino fundamental nos anos iniciais, relacionada ao uso e a importância de se trabalhar com questões étnico-raciais em sala de aula utilizando a literatura afro-brasileira como uma importante ferramenta para a promoção da desconstrução do racismo no âmbito escolar.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão