Navegando por Autor "SILVA, Eurivania Gomes da"
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Item LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) SILVA, Eurivania Gomes daO racismo faz parte do cotidiano da população negra no Brasil, e por séculos vem sendo moldado e implementado nas estruturas da sociedade. Ser negro no país significa ter menos poder aquisitivo e mínimas chances de uma ascensão social, e a escola, como muitos outros aparelhos ideológicos, reproduz o preconceito e a discriminação que a comunidade negra sofre. Assim, como a escola reflete atitudes e comportamentos, pode mudar essa realidade ao se implementar a literatura afro-brasileira, que coloca o negro e sua cultura em local de destaque, enaltecendo a cultura e história da África. O seguinte trabalho teve como objetivos principais a discussão sobre os efeitos que o racismo causa no ensino fundamental, e verificar qual o papel da escola para o combate ao racismo na educação do ensino fundamental nos anos iniciais. A falta de representatividade da cultura afro-brasileira é evidente na sociedade, e as instituições de educação podem utilizar a literatura afro-brasileira como uma ferramenta contra o racismo. Para a formulação deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas em um primeiro momento, e, em seguida, uma pesquisa de campo com o intuito de analisar as experiências de algumas professoras que atuam no ensino fundamental nos anos iniciais, relacionada ao uso e a importância de se trabalhar com questões étnico-raciais em sala de aula utilizando a literatura afro-brasileira como uma importante ferramenta para a promoção da desconstrução do racismo no âmbito escolar.Item LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) SILVA, Eurivania Gomes daO racismo faz parte do cotidiano da população negra no Brasil, e por séculos vem sendo moldado e implementado nas estruturas da sociedade. Ser negro no país significa ter menos poder aquisitivo e mínimas chances de uma ascensão social, e a escola, como muitos outros aparelhos ideológicos, reproduz o preconceito e a discriminação que a comunidade negra sofre. Assim, como a escola reflete atitudes e comportamentos, pode mudar essa realidade ao se implementar a literatura afro-brasileira, que coloca o negro e sua cultura em local de destaque, enaltecendo a cultura e história da África. O seguinte trabalho teve como objetivos principais a discussão sobre os efeitos que o racismo causa no ensino fundamental, e verificar qual o papel da escola para o combate ao racismo na educação do ensino fundamental nos anos iniciais. A falta de representatividade da cultura afro-brasileira é evidente na sociedade, e as instituições de educação podem utilizar a literatura afro-brasileira como uma ferramenta contra o racismo. Para a formulação deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas em um primeiro momento, e, em seguida, uma pesquisa de campo com o intuito de analisar as experiências de algumas professoras que atuam no ensino fundamental nos anos iniciais, relacionada ao uso e a importância de se trabalhar com questões étnico-raciais em sala de aula utilizando a literatura afro-brasileira como uma importante ferramenta para a promoção da desconstrução do racismo no âmbito escolar.