Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Isadora Rafachino dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTA E OS DESAFIOS ENCONTRADOS ACERCA DA INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020) SANTOS, Isadora Rafachino dos
    O autismo é compreendido como um transtorno de desenvolvimento grave que afeta o sistema nervoso e prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar e interagir com o meio social. O tema dessa investigação se refere à escolarização de crianças autistas e os desafios encontrados acerca da inclusão na rede regular de ensino fundamental. O objetivo geral é perceber e analisar os principais desafios encontrados pelas professoras no atendimento e no processo de ensino-aprendizagem do aluno com TEA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se configura como estudo de caso e foi realizada por meio de entrevista individual, seguindo um roteiro semiestruturado, com duas professoras que possuem em suas turmas alunos diagnosticados com TEA. Através da análise realizada, constatou-se que os maiores desafios encontrados pelas professoras entrevistadas são a falta de material didático específico para atender o aluno autista e a falta de amparo escolar e familiar para suprir e atender as necessidades do aluno com TEA. Destaca-se a que a relevância da pesquisa, ao reconhecer as dificuldades encontradas pelas docentes no processo de escolarização de aluno autista no meio escolar, possa servir para que sejam elaboradas políticas pedagógicas que atendam as necessidades, de forma que o aluno autista possa ter acesso a uma educação de qualidade. Percebeu-se, por fim, que a escola de ensino regular não está equipada devidamente para suprir as necessidades e oferecer um ensino de qualidade ao aluno autista e que a inclusão, na prática, não ocorre como é sugerida nos documentos oficiais sobre inclusão.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão