Navegando por Autor "PITA, Leandro Pinto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO TRIBUNAL DO JÚRI(FAFRAM, 2017-12) PITA, Leandro PintoO tribunal do júri e seu provável surgimento na Inglaterra, e com o passar dos anos por toda Américas e Europa com a possível influência da mídia nas decisões do conselho de sentença. O júri no Brasil surgiu no ano de 1882 desde já sendo responsáveis pelos crimes de imprensa. Como o advento da Constituição Federal em 1988 o júri passou a ter identidade de júri popular, em seu artigo 5º, XXXVIII, alíneas, a,b, c e d com a pronuncia é única que encaminha o réu ao Tribunal do Júri. Podemos ter outras decisões como a impronúncia, a absolvição sumária e a desclassificação sumária que excluem a competência do Tribunal do Júri. No entanto, fatores externos tendem a influenciar este instituto, como por exemplo a mídia, ao qual tem seu conceito ao conjunto de meios de comunicação em massa utilizados para coletar, editar e disseminar notícias acerca de fatos ocorridos. É a informação chegando a todos os cidadãos. Todavia, o que seria apenas para informar, vem ultrapassando seu papel e se posicionando em alguns momentos impróprios. Não obstante, ainda temos que lidar com os “problemas” ou “vivências” pessoais que podem interferir em um julgamento imparcial. O interesse midiático sobre crimes tornou-se uma grande fonte de publicidade. Difundindo informações recebidas e repassando para a sociedade, conforme teoria majoritária quanto a comunicação social, tratada por teoria da persuasão, aborda que é exercido um estímulo direto no que diz respeito as reportagens apresentadas e em alguns casos, dependendo dos seus fatores, o próprio público atribui resposta àquilo que foi apresentado mesmo que inconscientemente, tornando o Júri um objeto de direito viciado. Muitas vezes deixamos nos levar pela emoção, e a mídia sabe bem como influenciar cada um de nós. Essa pesquisa e análise foi realizada pelo método bibliográfico