Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PAULA, Giuliana Popolim de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    AS MULTIPLAS FACES DE PORTINARI: A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    (2012-12) PAULA, Giuliana Popolim de
    As estratégias didáticas dentro do contexto do ensino de arte em que leva o aprendiz ao desenvolvimento de outras habilidades contribuem para a formação de sujeitos críticos e autores. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscou investigar a arte no cotidiano infantil de forma expressiva e integrante na comunicação humana, objetivando refletir sobre a importância da linguagem visual para o desenvolvimento integral da criança. Para isso, esta pesquisa aconteceu a partir do “Projeto A Criança e a Arte”, desenvolvido no CMEI Helena de Paula, possibilitando experimentar novos caminhos para interagir no universo artístico e na construção de uma identidade cultural a partir das múltiplas faces do pintor. Essa instituição se utiliza do modelo regginiano como referência na sua proposta pedagógica, devido à premissa que, em artes, não se deve limitar e subestimar a criança apenas com pinturas em folhas mimeografadas. Por meio do vasto universo artístico das obras do pintor polêmico e eclético Candido Portinari, que marcou as artes plásticas brasileiras e retratou em suas obras o povo brasileiro e sua infância, esta pesquisa oportunizou aos alunos, dentro de uma dinâmica cultural, receber a cada passo doses da cultural nacional a partir do universo portinariano. Percebeu-se que o contato das crianças com a arte e as obras de Portinari influenciou no desenvolvimento de outras habilidades no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, na descoberta de um aluno que pode ser chamado de um grande artista em miniatura, pois seus desenhos revelam um nível de maturidade e autenticidade, como também na socialização e na autonomia das crianças. Podendo afirmar de forma generalizada que o projeto trouxe as crianças uma experiência inusitada dotada de uma bagagem cultural. Palavras-chave: Educação Infantil. Arte. Portinari. Reggio Emilia.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão