Navegando por Autor "PARPINELLI, Esther Livia Consolini"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA E AS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS USADAS PELO PROFESSOR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) PARPINELLI, Esther Livia ConsoliniNos últimos anos a sociedade vem vivenciando um constante processo de transformações tecnológicas, que impactaram a vida em sociedade, facilitando diversas atividades cotidianas e com isso tem havido um aumento das novas tecnologias nas escolas, mas ainda existem alguns desafios a respeito desse tema, tais como a falta de infraestrutura física ou de preparação dos professores para utilizar as ferramentas tecnológicas. Em meio ao cenário educacional e das transformações tecnológicas é preciso pensar o processo de ensino-aprendizado. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi compreender como tem se dado a inclusão digital na escola e analisado quais são as estratégias tecnológicas que o professor utiliza em sua sala de aula e verificar as estratégias e práticas de ensino dos alunos com o uso das tecnologias, para tanto utilizamos como base deste trabalho Pellanda (2005), Kenski (2012), Masseto (2015), Moran (2017) entre outros. Sendo assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica fundamentadas em leis, livros, artigos e teses, além disso, realizou-se uma pesquisa de campo, onde foi utilizado o método do questionário para coletar as informações das professoras de uma escola pública do 4° ano do Ensino Fundamental I, acerca da importância da implementação da inclusão digital na escola, e das Novas Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação na educação e quais recursos digitais estão sendo utilizados nas aulas, que foram tabulados e analisados qualitativamente. De acordo com as dados coletados, observou-se que as tecnologias estão sendo ineridas na escola, porém ainda surgem muitos questionamentos sobre a era digital, principalmente pela falta de treinamento com as tecnologias, por isso a importância da formação inicial continuada visando atender as novas exigências educacionais.