Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PANDOCHI, Luciano"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ATPC (AULA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO): ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2015) PANDOCHI, Luciano
    A educação no Brasil passa por um momento muito complicado no tocante a qualidade. Estudos e índices são divulgados a todo o momento e estes indicam grande deficiência na aprendizagem principalmente nas séries finais do ensino fundamental e médio. A formação continuada de professores é contemplada como uma das possíveis saídas para mudança de posturas e no fazer pedagógico, e é nesse contexto que a utilização da ATPC pelos professores ganha um grande destaque. Este trabalho tem como objetivo central destacar a importância atribuída ao ATPC, analisar as concepções de como o ATPC pode ser um espaço de formação continuada e promover uma breve discussão sobre essas ideias a partir da observação e aplicação de questionário em duas escolas (uma de ensino infantil e outra e ensino fundamental I) onde foi realizado o estágio supervisionado, ambas localizadas na cidade de Ribeirão Preto que ali atuam. Para tanto foi feita, além das metodologias citadas acima, uma breve revisão sobre o tema apoiado em bibliografia específica e documentos emitidos pelos órgãos centrais da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Dessa forma, chegou-se a conclusão que, a formação continuada será significativa ao professor e para a melhoria da qualidade do ensino quando houver uma articulação entre teoria e prática. Além disso, observou-se que muitos professores não realizam curso de capacitação dentro das ATPC ou em outro momento de sua jornada devido a diversos motivos evidenciados neste trabalho. Neste contexto percebe-se que mudanças de posturas e no fazer pedagógico dos professores devem ser promovidos através de programas de formação continuada, formarem-se profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõe e influenciam o contexto escolar.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão