Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, Franciele Silva de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A LITERATURA INFANTIL NO LIVRO DIDÁTICO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) OLIVEIRA, Franciele Silva de
    Esta pesquisa discorre a respeito da questão do entendimento e interpretação de textos na escola, tal como preconizada por autores como Cândido (1989), Soares (1999), Zilbermann (1982), Bragatto Filho (1995) e outros, em confronto com as atividades propostas no livro didático CONSTRUINDO A ESCRITA, de Carmen Silva Carvalho, Dédora Panachão, Sarina Kutnikas e Silvia Salmazo, volume 3, à luz do pensamento de Ricardo Azevedo (2008), exposto em seu livro NOSSA RUA TEM UM PROBLEMA, sobre a questão de gênero. Este trabalho tem como objetivo geral cotejar as atividades de interpretação de texto propostas no livro didático escolhido para análise com os pressupostos epistemológicos extraídos do pensamento dos autores referenciados, focando em especial a questão de gênero exposta na obra de Ricardo Azevedo. Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos de literatura e suas funções; analisar as atividades de interpretação de texto do livro didático escolhido à luz do referencial teórico eleito e analisar a obra de Ricardo Azevedo na sua dimensão de gênero, propondo atividades de interpretação abrangentes, sociais e humanizadoras. A metodologia é a da pesquisa bibliográfica e análise qualitativa. Conclui-se que as propostas do livro didático reduzem ou eliminam o encantamento, o humor, a transposição e o enriquecimento de sentidos, vertidos em uma apresentação de texto pouco atrativa.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão