Navegando por Autor "NASCIMENTO, Mariele de Araujo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020) NASCIMENTO, Mariele de AraujoA alfabetização é algo extremamente importante na sociedade em que vivemos, porque nos comunicamos através da leitura e escrita, se pensarmos que existe milhares de crianças que possui deficiência intelectual seja leve, moderada ou grave essas crianças tem o direito a educação e de serem alfabetizadas. O presente trabalho apresenta as características da criança com deficiência intelectual leve, o processo de alfabetização e a necessidade de acontecer o letramento de forma simultânea, as fases da escrita segundo Emília Ferreiro e a importância do professor em sala de aula olhar o aluno como um sujeito em construção e capaz, não vendo a deficiência do aluno como impeditivo para ele não ser alfabetizado, tendo como suporte o atendimento educacional especializado para que o aluno tenha condições para avançar em seu desenvolvimento. A escola tem que se tornar inclusiva, não adianta simplesmente inserir o aluno com deficiência intelectual na sala de aula e não criar condições para sua permanência e desenvolvimento. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas com o objetivo de compreender o processo de alfabetização das crianças que possuem deficiência intelectual leve, compreendendo o contexto da educação especial e suas mudanças com a inclusão. Os resultados alcançados através das pesquisas bibliográficas foram que a inclusão é o melhor caminho para garantir o direito das pessoas com deficiência e que a alfabetização é possível acontecer com as crianças com deficiência intelectual.Item O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) NASCIMENTO, Mariele de AraujoA alfabetização é algo extremamente importante na sociedade em que vivemos, porque nos comunicamos através da leitura e escrita, se pensarmos que existe milhares de crianças que possui deficiência intelectual seja leve, moderada ou grave essas crianças tem o direito a educação e de serem alfabetizadas. O presente trabalho apresenta as características da criança com deficiência intelectual leve, o processo de alfabetização e a necessidade de acontecer o letramento de forma simultânea, as fases da escrita segundo Emília Ferreiro e a importância do professor em sala de aula olhar o aluno como um sujeito em construção e capaz, não vendo a deficiência do aluno como impeditivo para ele não ser alfabetizado, tendo como suporte o atendimento educacional especializado para que o aluno tenha condições para avançar em seu desenvolvimento. A escola tem que se tornar inclusiva, não adianta simplesmente inserir o aluno com deficiência intelectual na sala de aula e não criar condições para sua permanência e desenvolvimento. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas com o objetivo de compreender o processo de alfabetização das crianças que possuem deficiência intelectual leve, compreendendo o contexto da educação especial e suas mudanças com a inclusão. Os resultados alcançados através das pesquisas bibliográficas foram que a inclusão é o melhor caminho para garantir o direito das pessoas com deficiência e que a alfabetização é possível acontecer com as crianças com deficiência intelectual.