Navegando por Autor "Malvestio, Bruna Damaceno"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO ANALÍTICO-DESCRITIVO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PRODUZIDOS NA FACULDADE DE FILOSOFIA DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA(2015-12) Malvestio, Bruna DamacenoEste trabalho foi realizado para conclusão da graduação em pedagogia, de caráter bibliográfico, buscando desenvolver a metodologia do Estado da Arte ou Estado do Conhecimento, objetivando inventariar trabalhos sobre a afetividade e aprendizagem desenvolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ituverava do Curso de Licenciatura em Pedagogia, desde a sua obrigatoriedade para finalização do curso até os concluídos até o ano de 2014. Para fundamentar e analisar os resultados encontrados, utilizamos estudiosos que dissertam sobre o tema. No percurso histórico da FFCL podemos apreender o quanto é importante a atividade dessa instituição no âmbito educacional, formando profissionais de diferentes áreas de conhecimento. A instituição disponibiliza a biblioteca, porém há necessidade de sistematização para disponibilização e organização dos dados no acervo, bem como, a padronização das informações no corpo da pesquisa, como o resumo norteando as informações essenciais, com padronização das informações disponibilizadas nas bibliotecas da FFCL, tanto no local quanto no site, bem como o texto das pesquisas. Há necessidade de devolutiva dos estudos realizado no universo escolar estacando a importância da afetividade para a aprendizagem, para que os resultados do estudo não fiquem apenas expostos na teoria e arquivados nos acervos das bibliotecas, sem proposição de ações práticas. Os trabalhos pesquisados demonstraram que o tema afetividade ainda é um assunto que é muito novo na área da educação, que afetividade e aprendizagem andam juntas e para o professor ter um bom resultado ele precisa ser afetivo com seu aluno sem ser permissivo, o educador tem o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, propiciando que o educando forme suas próprias ideias, sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem levantando problemas, instigando o aluno buscar soluções para os problemas e ser humanizador.