Navegando por Autor "MEDEIROS, Milena de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DO DIAGNÓSTICO ÀS POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) MEDEIROS, Milena de SouzaA realidade vivenciada pelas pessoas com deficiências ao longo da história foi um cenário complexo e com muitas dificuldades. As pessoas acabavam abandonadas e segregadas da sociedade, e no contexto educacional não foi diferente. Quando houve oportunidades de elas frequentarem a escola regular, por muito tempo, ficaram separadas em salas especiais. Este cenário vem mudando, e na contemporaneidade a legislação tornou possível a presença dos alunos com deficiências inseridos na rede regular de ensino. Neste contexto, estão os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA); no entanto, mesmo que a escola os matricule, questiona-se se os mesmos estão possuindo um bom desenvolvimento psicossocial e acadêmico a partir da perspectiva de um diagnóstico precoce. Desta forma, a partir da pesquisa descritiva e qualitativa, objetivou-se verificar a contribuição do diagnóstico precoce do TEA no desenvolvimento educacional dos estudantes, conhecendo as possibilidades didático-metodológicas para o trabalho na rede regular de ensino. Para isso inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica para maior compreensão acerca da temática, com posterior pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas com a professora e duas especialistas da equipe multidisciplinar que realizam atendimento às crianças com TEA. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo para evidenciar as verificações encontradas. Verificou-se que um diagnóstico precoce oportuniza a estimulação em um período em que o cérebro está mais sensível aos estímulos. Portanto, o diagnóstico precoce juntamente com as intervenções beneficiam o desenvolvimento psicossocial e acadêmico do estudante.