Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEDEIROS, Milena de Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DO DIAGNÓSTICO ÀS POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) MEDEIROS, Milena de Souza
    A realidade vivenciada pelas pessoas com deficiências ao longo da história foi um cenário complexo e com muitas dificuldades. As pessoas acabavam abandonadas e segregadas da sociedade, e no contexto educacional não foi diferente. Quando houve oportunidades de elas frequentarem a escola regular, por muito tempo, ficaram separadas em salas especiais. Este cenário vem mudando, e na contemporaneidade a legislação tornou possível a presença dos alunos com deficiências inseridos na rede regular de ensino. Neste contexto, estão os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA); no entanto, mesmo que a escola os matricule, questiona-se se os mesmos estão possuindo um bom desenvolvimento psicossocial e acadêmico a partir da perspectiva de um diagnóstico precoce. Desta forma, a partir da pesquisa descritiva e qualitativa, objetivou-se verificar a contribuição do diagnóstico precoce do TEA no desenvolvimento educacional dos estudantes, conhecendo as possibilidades didático-metodológicas para o trabalho na rede regular de ensino. Para isso inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica para maior compreensão acerca da temática, com posterior pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas com a professora e duas especialistas da equipe multidisciplinar que realizam atendimento às crianças com TEA. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo para evidenciar as verificações encontradas. Verificou-se que um diagnóstico precoce oportuniza a estimulação em um período em que o cérebro está mais sensível aos estímulos. Portanto, o diagnóstico precoce juntamente com as intervenções beneficiam o desenvolvimento psicossocial e acadêmico do estudante.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão