Navegando por Autor "MARTINS, Ana Maria Alves"
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Item INFLUÊNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO DO SETOR VAREJISTA CALÇADISTA DE ITUVERAVA/SP(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) MARTINS, Ana Maria AlvesEm consequência do aumento de varejistas, a intensificação da competitividade no mercado calçadista e o poder de compra da sociedade cada vez menor devido à inflação elevada, ocasionando em preços mais altos, fazendo com que as pessoas possuem um controle maior em relação ao consumo, as empresas hoje estão rompendo os paradigmas de uma cultura conservadora e se reestruturando de forma mais flexível e inovadora, desenvolvendo estratégias totalmente voltadas para os consumidores, visando ampliar a satisfação e fidelização de cada um deles. E diante do cenário atual onde os varejistas de calçados se encontram, a presente pesquisa buscou aprofundar nos estudos sobre a importância de compreender o comportamento dos consumidores e relacioná-lo com as estratégias que as organizações utilizam para conhecer e atrair o maior número de cliente. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência do marketing de relacionamento na fidelização de clientes no setor varejista de calçados. Para isso, o estudo contou com o auxílio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Para o recolhimento de informações, foram aplicados questionários com questões dicotômicas e de escala de likert a quarenta e quatro consumidores das lojas de calçados de Ituverava/SP. Mediante aos dados coletados, pode-se analisar que muitos consumidores da cidade de Ituverava-SP são fieis e mantém relacionamentos positivos com alguma empresa, em contrapartida, afirmando que muitas delas não apresentam atendimento qualificado em relação aos profissionais de vendas, acreditando não possuírem informações suficientes para passar segurança sobre os produtos para os clientes. Identificou-se ainda necessidade de aprofundar mais nos estudos sobre a influência dos benefícios oferecidos pelas empresas virtuais nas decisões de compra dos consumidores, ampliando os estudos sobre o comportamento dos diversos tipos de consumidores e no desenvolvimento estratégico das empresas físicas.