Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LOPES, Mariana Zeferino"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2015) LOPES, Mariana Zeferino
    O brincar na contemporaneidade é vital na primeira infância. Partindo desta premissa esta pesquisa investiga “Por que é importante brincar na primeira infância?”, sendo este o objetivo central. A partir de observações e entrevistas realizadas com educadores e gestor de uma entidade filantrópica do município de Guará-SP, constata-se que o brincar é o ápice no currículo da entidade, ou seja, se faz primordial no que se refere ao processo de ensino aprendizagem. As atividades desenvolvidas de forma lúdica propiciam às crianças a oportunidade de desenvolverem integralmente, pois a criança vive em constante fase de criação e recriação do seu mundo. Sendo a partir da ludicidade que a criança constrói seu conhecimento e o processo de ensino aprendizagem em comunhão com o brincar permite à criança a descoberta, a dar sentido ao novo, a criar sua identidade e a socializar com seus pares. Esta pesquisa marca de fato que a ludicidade na educação infantil vai além de uma prática pedagógica organizada e planejada no currículo da entidade, pois a prática educativa desenvolvida pelos educadores oportuniza a criança viver situações prazerosas e significativas. A entidade pesquisada a partir do presente estudo desvela os modelos construídos cronologicamente e firma o brincar como inerente ao desenvolvimento infantil, passando a respeitar a criança enquanto sujeito de direitos e na sua singularidade.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão