Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LADISLAU, Mariane Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A DIVERSIDADE CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR: AS RELAÇÕES CAMPO X CIDADE
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) LADISLAU, Mariane Silva
    O presente trabalho enfoca a importância de se discutir a diversidade cultura na escola, tendo como foco o rural e o urbano. Assim, analisam-se, do ponto de vista histórico, as relações culturais dentro da sala de aula, refletindo sobre o papel do professor em trabalhar as questões culturais. Além disso, abordam-se as mudanças significativas pelas quais a educação foi passando ao longo do tempo e de como isso ainda reflete de maneira significativa dentro das salas de aula. Neste segmento, o trabalho busca refletir esse contexto histórico cultural e sua importância para a formação educacional e social do aluno, e de como isso ainda é existente em sala de aula, buscando compreender as necessidades que os alunos da zona rural e urbana ainda encontram e de como esse aluno rural é inserido dentro do convívio com os alunos da zona urbana, relatando, assim, se seus costumes e essências, como dança, fala, música, ritmos são transmitidos aos demais. Ainda hoje esses alunos rurais encontram um cenário de exclusão pelo fato de morarem no campo, pois ainda existe a ideia de que por morarem no campo não são capazes de ter uma aprendizagem igual a dos alunos urbanos. Além disso, esses alunos se veem em uma situação de desfavorecimento, pois já chegam cansados às aulas, devido ao deslocamento de longas distâncias. O conceito cultural deve ser exposto às crianças desde as séries iniciais, e o educador tem várias ferramentas ao seu lado, para que esse objetivo seja alcançado. Com isso, abre-se uma reflexão na vida escolar de cada criança, para entender como a vida no campo e o trabalho no campo são importantes para todos, inclusive para os da zona urbana, que é de lá que vem a maioria dos alimentos. A escola é o cenário mais vasto, onde se encontra um número significativo de culturas, desse modo, notaremos a importância do professor em se trabalhar diversidade cultural, incluindo o aluno rural em suas aulas.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão