Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guerim, Mariane Antunes Guerim"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A DIDÁTICA ALIADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROJETO INTENSIVO NO CICLO APLICADO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2015-12) Guerim, Mariane Antunes Guerim
    A didática é uma das condicionantes que muito influencia no processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, pois os recursos didáticos promovem a interação para com os conteúdos trabalhados, logo, a aquisição de conhecimento pelos educandos. Dessa maneira, em sentido amplo, objetiva-se argumentar a respeito da didática como uma aliada junto ao processo de alfabetização e letramento para alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental inseridos no PIC – Projeto Intensivo no Ciclo. E, mais especificamente, identificar e comparar o estágio inicial e final de aprendizagem de leitura e escrita apresentadas pelas crianças e os erros ortográficos cometidos em cada uma de suas produções escritas, e verificar a eficiência desse Projeto. Para isso, efetivou-se um levantamento bibliográfico sobre os autores que fundamentam as concepções de didática, alfabetização e letramento, da mesma forma que, as considerações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para com o Projeto Intensivo no Ciclo, por ser este, uma iniciativa governamental. Também realizou-se uma pesquisa de campo, composta por constantes observações na respectiva sala do 5º ano PIC, entrevista com a educadora da turma, coleta de dados sobre os alunos e a escola, e análise da avaliação diagnóstica e da atividade final, realizadas pelos alunos.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão