Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Garcia, Isabela de Oliveira Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA REGULAR Trabalho
    (Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Garcia, Isabela de Oliveira Silva
    Um aspecto fundamental em relação à Educação Inclusiva é a flexibilização curricular, visando garantir aos estudantes com deficiências um currículo que seja compartilhado com os demais estudantes da classe, e que ao mesmo tempo atenda a sua necessidade educacional específica. O presente trabalho tem como objetivo compreender como a coordenação pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista tem realizado a flexibilização curricular aos estudantes público alvo da Educação Especial. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa utilizando o levantamento bibliográfico em várias fontes, incluindo a legislação e construtos teóricos, mostrando a trajetória da educação inclusiva, bem como as leis que regulamentam o currículo e a necessidade da flexibilização curricular. Trata-se de um estudo de caso, que utilizou da pesquisa de campo, por meio de uma aplicação de entrevista semiestruturada com o coordenador pedagógico de uma escola da rede municipal no interior do estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontaram que de acordo com a visão da coordenadora pedagógica, há muitos desafios e dificuldades para a flexibilização curricular. Também apontam que a escola não utiliza especificamente protocolos para direcionamento da flexibilização curricular, como o plano educacional individualizado (PEI) e o Plano de desenvolvimento individual (PDI), apesar da previsão na literatura e na legislação. Portanto, apesar da escola não utilizar tais protocolos para a adaptação curricular, tornaram-se evidentes os esforços para flexibilizar o currículo conjuntamente entre a equipe gestora, os professores, funcionários e pais.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão