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Navegando por Autor "Ferreira, Gabriela de Jesus Gomes"

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    FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS E ESCOLA: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL ACERCA DE ALUNOS, FILHOS DE CASAL HOMOSSEXUAL
    (2015-12) Ferreira, Gabriela de Jesus Gomes
    A constituição familiar tem passado por mudanças nos últimos anos, se diferenciando da estrutura familiar, cultural e socialmente aceita como tradicional, ou seja, pai, mãe e filhos. Na atualidade essa família nuclear, vem se transformando e novos arranjados, surgindo os relacionamentos afetivos – tradicionalmente entre homem e mulher – já não são os únicos legal e socialmente reconhecidos e, a família pode então constituir-se de mãe e filhos ou pai e filhos, de pais com filhos adotivos, de pais com filhos de casamentos anteriores, de união homossexual e de filhos programados através da fecundação in vitro, o que amplia mais ainda este conceito. Os filhos vindos desses novos modelos familiares frequentam a escola, sendo necessário que essa instituição educacional se instrumentalize para trabalhar com essa nova realidade, respeitando as diferenças, proporcionando uma educação laica, sem preconceitos, independente de raça, sexualidade ou religião. O objetivo dessa pesquisa é compreender a representação dos profissionais de educação envolvidos no universo escolar, sobre a homoafetividade e como essa instituição vem trabalhando a temática na escola. Para a realização dessa pesquisa utilizamos a metodologia de cunho qualitativo lançando mão de entrevistas com professor, coordenador, psicólogo e direção de duas escolas do interior paulista, sendo uma administrada pela Secretaria Municipal de Educação e a outra pertencente à rede de atendimento particular, para buscar responder os objetivos aqui propostos. Os dados coletados foram analisados baseando-se na análise de conteúdo temática e em teóricos que debatem o tema. Os achados consideraram a importância e necessidade do preparo do profissional para trabalhar com atemática sexualidade, homossexualidade, gênero e sexo, já que ainda é incipiente o conhecimento sobre o mesmo, se restringindo aos aspectos biologizantes, higienistas e nos valores do senso comum. Os resultados mostraram a importância e a necessidade da implantação de Educação Sexual na formação inicial e contínua do profissional da educação e áreas afins, para desconstruir e construir novos conhecimentos acerca da sexualidade e assuntos correlatos. Esse estudo é de grande relevância, não só para educação, mas também, para a sociedade, pois a análise da visão da escola em relação à constituição familiar homoafetiva pode contribuir, consideravelmente, para o entendimento e discussão do problema, e contemplar a temática de modo a propiciar para a educação uma ferramenta que venha ajudar a esclarecer e ressignificar o assunto no contexto escolar.
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Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

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