Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FLAUSINO, Fernanda Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O PROCESSO SOCIAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    (2012-12) FLAUSINO, Fernanda Silva
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade mostrar os progressos no processo de ensino e aprendizagem de crianças em fase de alfabetização, principalmente quando o professor se utiliza dos métodos de alfabetização e letramento de forma indissociável. Entendendo que alfabetização e letramento são processos que caminham juntos, este trabalho buscou, juntamente com projetos desenvolvidos com os alunos, promover atividades diferenciadas dando-lhes oportunidade de serem autores e construtores de seu conhecimento. A fundamentação teórica foi embasada em autores como Cagliari (1999 e 2008), Soares (2003) e Nogueira (2010), dentre outros, que proporcionou o alicerce necessário para o desenvolvimento do trabalho que visa o alfabetizar letrando. Na prática, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de campo, primeiramente para analisar a capacidade dos alunos de produzir textos espontâneos e descobrir em qual fase da escrita esses alunos se encontram. Em seguida foi realizado um projeto com os alunos em que se tentou mostrar que se trabalhando dessa forma, o professor consegue formar alunos mais criativos, ativamente participativos, com espírito de liderança e que saibam trabalhar em equipe. Foi realizado ainda o texto fatiado como forma de trabalho diferenciado para se alfabetizar letrando e, para finalizar, os alunos pintaram quadros como forma de expressão e para desenvolverem sua autonomia. Esse estudo prioriza o alfabetizar letrando e espera contribuir para uma reflexão e mudança de atitudes acerca dos profissionais de alfabetização que ainda relutam em mudar suas práticas pedagógicas, que muitas vezes pode estar ultrapassadas, repensando-as.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão