Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Rafaela de Sousa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) FERREIRA, Rafaela de Sousa
    O objetivo desta pesquisa é tratar sobre a rotina da criança autista e a contribuição da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento de sua oralidade. Trata-se de recursos especiais que podem proporcionar possibilidades de comunicação e interação através de sistemas gráficos, utilizando pranchas de comunicação, comunicadores de diversos tipos, e até computadores que disponham dos "softwares" apropriados. Conforme a história, podemos observar que a criança ou a pessoa com deficiência nem sempre tiveram acesso a uma vida social e, muito menos, à Educação. Eram abandonadas pelas suas próprias famílias até a morte, por serem consideradas um fardo para a população. Com o passar dos tempos, as crianças passaram a ser consideradas “filhas de Deus” e não deviam mais, portanto, ser mortas. Pelo contrário, deveriam ser acolhidas, logo, a Igreja, juntamente com o Estado, criou entidades filantrópicas com o intuito de cuidar dessas crianças. Cuidar, mas não educar. Com a revolução burguesa houve uma modificação para o processo de inclusão e socialização, por meio do qual seria possível o acesso a uma educação inclusiva e com professores preparados. Em nossa atualidade, podemos observar que a temática ainda é complexa, mas luzes são lançadas para a perspectiva social, legislativa e educacional visando à promoção e ao desenvolvimento das crianças. Ressaltemos que crianças autistas, por terem dificuldade em se expressar e de comunicação, precisam de recursos e metodologias diferenciadas para que os professores possam trabalhar com elas. Desse modo, a comunicação aumentativa e alternativa vem para ajudar os professores nessa interação entre aluno, professor, amigos e família.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão