Navegando por Autor "FERNANDES, Maria Angelica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO PERÍODO COLONIAL, IMPERIAL E NA REPÚBLICA DO BRASIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERNANDES, Maria AngelicaEm diversas partes do mundo, pelas mais variadas razões, muitas crianças não têm acesso à educação. Entre os motivos que provocam essa ausência, ou até mesmo a saída de crianças da escola, podem ser citadas razões políticas, culturais, econômicas, conflitos armados, entre outros exemplos. A própria distância entre a casa da criança e a escola acaba sendo um grande obstáculo que dificulta muito o acesso da criança ao ensino, como, por exemplo, em regiões alagadas, como geralmente ocorre na Amazônia no período chuvoso; mas é necessário destacar que, na atualidade, em geral, essa falta de acesso à educação ocorre principalmente por razões econômicas. No entanto, em períodos passados, além de todas essas situações que dificultavam o acesso das crianças à educação, havia também o problema da escravidão de pessoas negras, incluindo as crianças. É com base nessa afirmação que foi possível determinar o objetivo dessa pesquisa, o qual foi o de investigar se as crianças negras, no período da escravidão, e também no pós-abolição, tiveram acesso à educação formal. Trata-se de uma revisão de literatura que foi fundamentada em estudos e pesquisas divulgadas em materiais eletrônicos, digitais e impressos. Com a realização deste estudo foi possível concluir que embora as crianças negras não tivessem acesso ao ensino formal, ainda assim é possível afirmar que conseguiram sim ter acesso à educação, mesmo que de forma bastante limitada. Espera-se que essa pesquisa sirva de contribuição para que estudantes, profissionais e demais interessados pelo tema possam compreender melhor a realidade educacional de crianças negras no período escravocrata do Brasil nesses três períodos.