Navegando por Autor "DANTAS, Jocasta Ferreira"
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Item CANTIGAS DE RODA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2019) DANTAS, Jocasta FerreiraSendo uma importante forma de comunicação, por meio do ato de brincar a criança pode reapresentar o seu cotidiano. O brincar possibilita ainda o processo de aprendizagem da criança, já que facilita a construção tanto da reflexão, quanto da autonomia e da criatividade, indicando, assim, estreita relação entre jogo e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo compreender as contribuições das brincadeiras de roda para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Assim, se faz necessário conscientizar pais, educadores e a sociedade em geral sobre à ludicidade que deve ser vivenciada na infância, visto que o ato de brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa e não somente lazer. Neste cenário, o brincar na educação infantil oportuniza á criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, o que vem contribuir na integração do indivíduo na sociedade. Ao brincar, a criança acaba por resolver conflitos e hipóteses de conhecimento, além de desenvolver a capacidade de compreender pontos de vista diversos, de fazer-se entender e expor sua opinião em relação aos outros. É de suma importância perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, já que a mesma se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na concepção da lógica infantil. As cantigas de roda são conhecidas por serem simples de se executar e coreografar possuem rimas que facilitam a memorização e compreensão, sendo, portanto de cunho popular. Sabe-se que introduzir uma pedagogia lúdica, exige do professor aproximar o aluno de novas práticas pedagógicas a partir de sua realidade, o que exige novos fazeres pedagógicos entre o brincar, o ensinar e o aprender. O presente trabalho realizou-se a partir de estudos bibliográficos de autores diversos que estudam o tema.Item JOGOS DIDÀTICOS: FERRAMENTAS INSTRUCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM(Fundação Educacional de Ituverava, 2012-12) DANTAS, Jocasta FerreiraOs jogos fazem parte de herança cultural, transmitida de geração em geração. O jogo quando inserido no ambiente escolar deixa de ser apenas uma diversão e passa a ser um instrumento didático, que auxilia como uma ferramenta instrucional no processo ensino aprendizagem, tornando o ambiente mais agradável e prazeroso, promovendo a participação do aluno na construção de seu conhecimento, desenvolvendo também a socialização do aluno através do trabalho em grupo, contribuindo para formação pessoal. Outros fatores também desenvolvidos como funções físicas e motoras. No ensino de ciências existem conteúdos complexo que podem dificultar a aprendizagem do aluno, por serem abstratos.