Logo do Repositório Institucional
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do Repositório Institucional
  • Sobre
    • FFCL
    • Biblioteca FFCL
    • Histórico
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Termo de autorização
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CHIQUINI, Cristiane Aparecida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A INFLUÊNCIA E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA FAMILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO DA CRIANÇA
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) CHIQUINI, Cristiane Aparecida
    Família e escola são instituições importantes no processo educativo e formativo do ser humano. No contexto das transformações pelas quais a família tem passado nos últimos anos há uma tendência de que as responsabilidades pela educação dos filhos sejam divididas com a escola, o que tem acarretado uma ausência da família do processo de aprendizagem das crianças. Pode-se dizer que a família, enquanto instituição social, é a base de formação da criança sendo responsável pelo processo de formação humana, de socialização e de educação. Assim, é válido afirmar que sua participação na vida escolar é algo imprescindível para o trabalho pedagógico e que a parceria família e escola poderá contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre escola e família, analisando a implicação no desenvolvimento escolar das crianças. Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta um levantamento bibliográfico em estudos de autores como Paro (2007), Szymanski (2009), Aquino e Sayão (2011), dentre outros, e pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, por videoconferência, com pais e professores. Os resultados da pesquisa revelam a importância da parceria família e escola para o desempenho escolar das crianças, sendo importante que ambas busquem alternativas para as dificuldades apresentadas.
Biblioteca da Fundação Educacional de Ituverava

Rod. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259, Cidade Universitária - Ituverava - SP - CEP 14500-000
Contatos: (16) 3729-9000 Responsável: Vera Mariza Chaud – CRB 8-2567

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão