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Navegando por Autor "ALVES, Priscila Sirie"

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    A ESCOLA E A NOVA FAMÍLIA BRASILEIRA: HOMOAFETIVIDADE
    (2013-12) ALVES, Priscila Sirie
    O presente trabalho analisa a homoafetividade como uma nova configuração familiar e como a escola atua frente a essa nova família. Analisar a conduta e de que forma a escola recebe uma criança é oriunda de família homoafetiva, torna-se relevante por se tratar de um fato que faz parte da sociedade. A relação da escola com essa nova família é fator primordial para a formação da criança. Nesse sentido esta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivo analisar e identificar como os professores e a equipe escolar lidam com a nova configuração familiar. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores e uma diretora da educação infantil e com casais homoafetivos, todos os participantes são uma cidade do interior paulista. Os resultados apontaram que há uma invisibilidade em relação às questões da sexualidade na escola e, que os professores acredita que só devem trabalhar a questão se ela apareceu no contexto escolar. Quando esse fato ocorre, eles lidam com a situação mostrando falta de conhecimento científico da temática. Essa postura mostra o desconhecimento dos professores em relação aos documentos oficiais, a temática sexualidade e seus desdobramentos, bem como as demandas da sociedade, revelando que este grupo carece de estudos e formação referente a temática em apreço para que possa desenvolver a educação sexual desde a educação infantil para desconstruir preconceitos que se encontram arraigados no senso comum e que o professor ainda conserva denotando preocupação que estes valores sejam transmitidos para seus alunos. Somente os estudos e os conhecimentos acerca da temática podem instrumentalizar o professor em sua prática pedagógica na busca de desconstruir preconceitos e tabus com seus alunos e reconstruir valores baseados no respeito à diversidade.
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