Souza, Roseli Cristina Alves2015-12-082015-12-082015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1215Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a contribuição e influência da família e da escola na formação leitora do aluno e sobre a importância da criação do hábito de ler desde os anos iniciais escolares. Busca-se também analisar o papel da leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, visto que há a necessidade, por parte de toda a sociedade, de uma maior conscientização e incentivo à leitura. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, buscou-se através de diversos textos, um apoio teórico para esta proposta de trabalho. Toda pesquisa científica parte da escolha de um método adequado para a sua execução. A opção pela de pesquisa empírica de cunho qualitativo foi a partir da necessidade de uma observação mais próxima ao fenômeno discutido teoricamente na pesquisa bibliográfica. Esses dados coletados devem ser analisados e interpretados.otherLeitutaAnos iniciais escolaresHábito de lerConscientizaçãoA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAISOther