Gumieiro, Adriana2020-01-162020-01-162019-12http://www.dspace.feituverava.com.br/jspui/handle/123456789/3318Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Administração.Este artigo tem por objetivo investigar o impacto da habilidade emocional no ambiente de trabalho dos gestores de cursos superiores . A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo sido realizada coleta de dados por meio de um questionário feito com os coordenadores dos cursos de graduação da unidade de Ensino Superior de um município do Estado de São Paulo. Por meio desta pesquisa pode se perceber qual a definição da Inteligência Emocional, sua história através dos tempos, como a mesma vem sendo entendida e sua influência em ambientes de trabalho. A partir da coleta de dados realizada com gestores de cursos em uma instituição de ensino superior, pode se notar que seus participantes utilizam no seu cotidiano, na gerência de seus grupos dentro da referida instituição, de sua inteligência emocional para a conquista de melhores resultados, tendo em vista que profissionais emocionalmente inteligentes contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais harmônico, são imparciais na resolução de conflitos, possuem resiliência, liderança, bem como promovem o sucesso em equipe.Inteligência eomionalInstituição de Ensino SuperiorAmbiente de trabalhoGestoresUM ESTUDO SOBRE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS COORDENADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORBook