DANTAS, Jocasta Ferreira2018-05-092018-05-092012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2664Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.Os jogos fazem parte de herança cultural, transmitida de geração em geração. O jogo quando inserido no ambiente escolar deixa de ser apenas uma diversão e passa a ser um instrumento didático, que auxilia como uma ferramenta instrucional no processo ensino aprendizagem, tornando o ambiente mais agradável e prazeroso, promovendo a participação do aluno na construção de seu conhecimento, desenvolvendo também a socialização do aluno através do trabalho em grupo, contribuindo para formação pessoal. Outros fatores também desenvolvidos como funções físicas e motoras. No ensino de ciências existem conteúdos complexo que podem dificultar a aprendizagem do aluno, por serem abstratos.Recurso DidáticoAtividades lúdicasEnsino aprendizagemJOGOS DIDÀTICOS: FERRAMENTAS INSTRUCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM