RAMOS, Jordana Paula Leopoldino2016-12-142016-12-142016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1616Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Bacharel em AdministraçãoO presente trabalho aborda como tema, a integração de um supermercado a uma rede varejista: um estudo de caso na cidade de Ipuã/SP. Em que foi realizado, uma análise comparativa no desempenho da empresa e suas vantagens competitivas antes e depois da integração. O objetivo proposto deste estudo, é analisar se a integração com a rede valor de varejo, trouxe vantagens competitivas para o JB supermercados como um todo. Levantando o histórico da Rede Valor analisando seu crescimento, avaliando os indicadores de desempenho da organização atuante. Com isso verificou o efeito da inflação no período a ser comparado ao crescimento e a satisfação de clientes fidelizados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quali-quanti e exploratória, através de entrevista minuciosa com o gerente e proprietário da empresa. Houve distribuição de questionários avaliando a satisfação dos clientes e coleta de documentos financeiros. A pesquisa evidenciou que a integração fortaleceu a marca do supermercado, garantindo a satisfação de clientes, atuando por meio de ações de marketing. Constata-se que para pequenas e médias empresas é uma opção bem atraente associar-se a uma rede, tendo em vista o avanço em competitividade frente aos outros supermercados da cidade de Ipuã. Alternativa esta, que cria obstáculos para que novos competidores consigam se destacar.IntegraçãoVarejoRede de CooperaçãoVantagens competitivasIndicadores de desempenhoINTEGRAÇÃO DE UM SUPERMERCADO A UMA REDE VAREJISTA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE IPUÃOther