AMBRÓSIO, Márcia Maria2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2747Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças consideráveis em diversas áreas do conhecimento, transformando e quebrando paradigmas, assim novos desafios surgem no campo da educação, principalmente na formação do professor, romper com os tradicionalismos se faz necessário e desenvolver novas formas de ensinar e aprender com as tecnologias se tornou uma de nossas urgências. O presente trabalho teve como objetivo refletir e analisar sobre o impacto das novas tecnologias digitais da informação e comunicação na formação docente, e como esses recursos refletem na formação do pedagogo. A presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação e pesquisa de campo com as alunas do último ano do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior privado a respeito da importância e formação para o uso das tecnologias digitais, os dados foram organizados, tabulados e analisados qualitativamente. De acordo com as leituras e pesquisas realizadas pode-se dizer que esse assunto ainda é pouco disseminado, embora de extrema importância para a vida cotidiana, é um tema pouco estudado na formação docente por ser um tema muito extenso e muito recente, ainda pairam muitas dúvidas sobre esse universo digital, há muito que ser estudado e pesquisado, por isso a formação continuada é um dos caminhos para descobrir novos horizontes na busca por respostas as dúvidas que vão surgindo.TecnologiasFormação InicialFormação ContinuadaEducaçãoO IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA