MAGALHÃES, Pedro Barduco Magalhães2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2728Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em História.O crescente abismo entre a história (ciência) e o ensino de história carece de uma síntese explicativa e justificativa para uma maior dedicação dos profissionais desta área para o ato de lecionar. Abordando como exemplo a Guerra do Paraguai, serão demonstrados como a historiografia pode auxiliar docentes na hora de adequar suas aulas para a realidade experimentada por seus alunos. Através de um corpo bibliográfico que se delimita em autores cujo tema de seus trabalhos abrangem a história sobre o conflito rio-platense, a historiografia enquanto prática científica e também autores que norteiam o ensino de história no Brasil, justifica-se a pesquisa bibliográfica pela sua forte base teórica e possibilidade de conhecer e explorar assuntos e temas que não podem ser acessados de outra forma. Demonstrando a importância da análise documental para se realizar estudos historiográficos, fontes primordiais de conhecimento de um período muito sensível do Império Brasileiro, a Guerra do Paraguai é o exemplo mais ilustrado de como o historiador trabalha.Guerra do ParaguaiHistoriografiaEnsino de históriaHISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI: PROBLEMAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA