SILVA, Amanda Cristina Borba de Oliveira2023-08-292023-08-292016FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4308Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A formação do hábito de leitura deve ser incentivada desde a infância, pois a literatura infantil encaminha a criança ao desenvolvimento de sua imaginação, de seus sentimentos e de suas emoções, com prazer e de forma significativa. As histórias fantásticas permitem que as crianças se identifiquem com os personagens e expressem seus sentimentos. Assim, para facilitar a relação da criança com seus próprios medos, angústias e ansiedades, o presente trabalho busca referenciar a importância dos contos de fadas no universo infantil, especialmente, na Educação Infantil, assim como sua contribuição no desenvolvimento emocional, cognitivo e social do aprendiz. A simples presença da literatura infantil na escola já estimula a aprendizagem da leitura e os contos de fadas, por sua vez, favorecem a criatividade, a imaginação e a fantasia da criança, oferecendo a ela uma forma lúdica de aprender, o que contribui na sua formação como ser humano. A escolha do tema “O mundo encantado dos contos de fadas no universo infantil” teve como precedente a crença de que os contos de fadas favorecem a construção de significados para as histórias e desenvolvem, nos alunos, o prazer estético pela leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com renomados autores, dentre eles: Bruno Bettelheim, Machado, Postic, Radino, Ressurreição e tantos outros que deram luz a esse trabalho.Contos de FadasEducação InfantilConstrução de significadosO MUNDO ENCANTADO DOS CONTOS DE FADAS NO UNIVERSO INFANTILBook