GUILHERME, Heloísa Tobias2019-03-262019-03-262018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3072Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A Educação regular é um direito assegurado por lei a todas as crianças e jovens, inclusive àqueles que possuem algum tipo de deficiência. Recentemente as crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA também passaram a frequentar as escolas de ensino regular, exigindo que a escola se reestruturasse para atender às necessidades deste aluno. A presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender como pode ser realizada a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola regular, e como é seu desenvolvimento. Para tanto, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as características dos alunos que possuem diagnóstico de TEA e sobre as propostas da educação inclusiva. Também foi realizado o estudo de caso de um aluno com TEA que frequenta a escola regular. Foram utilizados como instrumentos de entrevistas com a professora, auxiliar e a mãe da criança, e a observação do ambiente escolar, com enfoque para os aspectos pedagógicos, metodológicos e didáticos que orientam a prática educativa e o desenvolvimento socioemocional e cognitivo do aluno. Com a realização deste trabalho foi possível analisar como é o desempenho da equipe escolar direcionada a este aluno, como é a participação da família no ambiente escolar, verificar o comportamento/socialização da criança com TEA, observar o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança dentro e fora da sala de aula, relatar também o quanto é importante a professora buscar compreender seus alunos, pesquisando suportes que sejam suficientes para o desenvolvimento da criança, visto que a professora passa a adquirir novos conhecimentos para ser trabalhado em sala, sabendo lidar com as necessidades e também pode favorecer para que aconteça a interação social.EducaçãoTranstorno do Espectro Autista-TEAAprendizagem e desenvolvimentoO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA