PAULA, Gabriela Izo2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4531Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A presente pesquisa tem a música como objeto de estudo, pois esta pode ser uma facilitadora do processo de ensino aprendizagem se usada de forma positiva pelos professores, e é também fundamental na vida social do ser humano. O trabalho objetivou compreender como a vida e a aprendizagem dos alunos pode ser modificada através da música, e também demonstrar que não há diferença social quando se trabalha com música na sala de aula, além de que ela pode facilitar o trabalho do professor, apresentando também a influência que as diferentes culturas têm na música e na vida das pessoas. Para reunir informações sobre o uso da música na vida e na escola, o estudo em abordagem qualitativa foi feito através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos, e pesquisa de campo por meio de questionários respondidos por professores que ministram aulas de música, e professores que usam a música em suas aulas, mesmo não sendo especialistas, a fim de ter as hipóteses confirmadas ou não. Pôde-se concluir que os objetivos da pesquisa foram cumpridos, pois através da análise dos questionários verificou-se que as informações reunidas durante o desenvolvimento do texto são úteis para professores que desejam tornar suas aulas diferentes e mais interessantes para seus alunos, bem como concluiu-se que a música faz parte do desenvolvimento integral do ser humano, gerando mudança de vida, respeito à diversidade e papel ativo na cidadania.ptMúsica. Aprendizagem. Meio social.MÚSICA: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO SOCIALBook