ALVES, Viviane da Silva2023-09-052023-09-052018FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4405Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho apresenta o perfil do professor no século XXI. O objetivo é apresentar a nova postura educacional do educador, assim como seu papel político social na formação da cidadania dos educandos, através de teorias e elementos históricos de estudiosos na área da educação. A metodologia aplicada na elaboração deste trabalho foram pesquisas bibliográficas de autores relevantes na História da Educação. Com as mudanças acontecidas na concepção escolar, descaracteriza-se a postura dominante e manipuladora do educador por uma postura construtivista, que valoriza a bagagem cultural do educando, seus conhecimentos prévios e vivência, valorizando suas capacidades e trabalhando suas potencialidades, com intuito de formar cidadãos críticos, criativos, pensantes e participativos. Assim, o professor torna-se um mediador do conhecimento, um profissional que vivencia as experiências de aprendizagem junto com seus alunos, instigando a curiosidade, despertando o desejo de aprender, de conhecer o mundo, o ambiente que vivemos, as pessoas e a cultura.PerfilNovo educadorConstrutivismoCidadãoProfessorO PERFIL DOS PROFESSORES NO SÉCULO XXIBook