SILVA, Marcelo Ramon Pereira da2017-12-042017-12-042012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2052Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Dr. Francisco Maeda para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.O presente trabalho tem como objetivo melhorar a relação cliente/prestador de serviço, por meio do gerenciamento das informações já obtidas rotineiramente, com auxilio do software desenvolvido com base nas necessidades de uma empresa prestadora de serviço no ramo de desenvolvimento de software. Por meio da organização e gerenciamento das informações, permitirá ao prestador de serviço à visão geral dos serviços vigentes, finalizados ou futuros, auxiliando na tomada de decisões, desde um simples remanejamento de atendente, até a reestruturação de processos na empresa. Para isso foi necessário uma análise geral dos processos da empresa, pois uma análise de requisitos bem definida é essencial para o desenvolvimento de um software específico. Analisando esta situação, iniciamos o desenvolvimento do SCO, Sistema de Chamados Online, com o intuito de gerenciar as informações pertinentes às prestações de serviço. O trabalho será desenvolvido com ferramentas gratuitas ou “softwares livre” e será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.Chamados OnlineSoftware livreWebSCO - SISTEMA WEB EM JAVA GERENCIADOR DE CHAMADOS E ORDEM DE SERVIÇO