RAMOS, Sara Vedovato Massarioli2023-09-042023-09-042017FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4390Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico como agente articulador dos processos de formação continuada do professor com vistas à facilitação do aprendizado do aluno. Foi definido como campo empírico duas escolas situadas na zona urbana do município de Buritizal/SP. Como procedimento de coleta de dados, foram aplicados três questionários respondidos de forma objetiva e discursiva. Participaram da pesquisa dois Gestores, um coordenador, quatro professores (sendo dois de cada escola). Os resultados apontaram que a maioria dos professores pressupõem quais as funções e atribuições do Coordenador Pedagógico com a promoção de transformação nas práticas escolares, visto que a atuação do coordenador pedagógico, em conjunto ao professor, se faz em vista a melhoria da aprendizagem dos alunos. Sua atuação também visa oferecer suporte organizacional e pedagógico aos docentes, contribuindo com o desenvolvimento direto das aprendizagens. Ao prestar assistência pedagógico-didática, contribui mediando as práticas docentes da sala de aula, enfim, dá visibilidade ao trabalho que os professores desenvolvem.CoordenaçãoPráticas EducativasFormaçãoO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ROTINA ESCOLARBook