Pereira, Letícia Aguiar2020-01-142020-01-142019-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3281Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.No Brasil, atualmente encontram-se em torno de 58% das rodovias em más condições de uso, tanto por falta de sinalização quanto pela baixa manutenção das mesmas. Já em relação a pavimentação, 78% das rodovias não estão pavimentadas, e os outros 22% se dividem entre rodovias pavimentadas (12%), que também apresentam alguns problemas como buracos ou imperfeições nas vias, e os 10% restantes ainda estão sendo planejados. O sobrepeso exercido pelo transporte de cargas é um dos principais motivos para as más condições das estradas de rodagem em grande porcentagem do território nacional, porém o mau planejamento das rodovias faz com que esse sobrepeso force manutenções em menores prazos do que é o esperado. A logística deste modal, ou seja, como é feito o planejamento e o apontamento de melhorias é o objetivo principal abordado ao decorrer do Trabalho. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por base, a análise do planejamento das rodovias brasileiras, desde seu projeto, manutenções e logística, com enfoque no escoamento de cargas e como elas influenciam diretamente neste processo. É recomendado aos profissionais da área que acompanhem os relatórios gerenciais elaborados pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) para se atualizarem das condições atuais das rodovias e exigirem os investimentos devidos ao setor rodoviário, atualizações dos Manuais que regem esse tipo de construção e uma melhor fiscalização para evitar a aceleração e agravamento das patologias devido ao sobrepeso aplicado no pavimento.Planejamento de rodoviasTransporte de cargasPavimentoEscoamentoSobrepesoA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE RODOVIAS EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE DE CARGAS ITUVERAVA 2019Book