SILVA, Adriele Enes2019-03-222019-03-222018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3066Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A relação entre escola e família tornou se uma grande problemática no atual quadro da sociedade. Devido às mudanças de rotinas, em decorrência a globalização, as famílias passaram a trabalhar mais, resultando na falta de participação ativa na vida acadêmica dos educandos, ocasionando em baixo rendimento, indisciplina e falta de afeto, tornando totalmente integral o trabalho por parte dos professores, que precisam cada vez mais suprir as necessidades das crianças. Por conta disso, esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar a participação ativa, ou não, da família nas instituições escolares, juntamente com seus prós e contras. O trabalho foi desenvolvido através pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, que foi realizada em duas escolas, sendo uma pública e outra particular, baseadas na coleta de respostas de dez docentes, com o intuito de comparar se há divergências na participação da família em ambos os colégios, para melhor analisar a problemática apresentada, através do ponto de vista do professor.EscolaFamíliaEnsino-AprendizagemESCOLA E FAMÍLIA: DESAFIOS NA INTERAÇÃO DE AMBAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA