PINHEIRO, Marelise dos Santos2019-03-272019-03-272018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3077Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho propõe a reflexão sobre as conquistas e os desafios inerentes à Gestão Democrática que, de maneira particular, conta com o diretor de escola como principal representante para possibilitar que ela se torne realidade no meio escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e contou com diversas contribuições de autores que dialogam sobre o tema proposto. Partiu-se do esclarecimento sobre os termos Gestão e Administração e a forma como são utilizados nos dias atuais. Posteriormente, refletiu-se sobre a função social do diretor escolar, analisando sua importância e tornando evidente que seu papel é fundamental para que a escola possua uma Gestão Democrática. As ações cotidianas desse profissional devem ser pautadas no diálogo, na liberdade e na participação. Ao refletir sobre as características da Gestão Democrática percebeu-se que ela está presente em ações do nosso dia-a-dia como, por exemplo, no aprender a conviver e nos desafios encontrados no mundo contemporâneo para sua efetivação. Esses desafios são de ordem política, relacionados à legislação, à atuação do diretor escolar, além da participação dos profissionais da escola e das famílias no ambiente escolar, já que essa participação é um dos quesitos mais relevantes para a prática da Gestão Democrática. Dessa forma, conclui-se que a construção de uma escola democrática requer a participação de todos e o apoio e incentivo do diretor escolar, para que as ações conjuntas sejam efetivadas.Diretor escolarGestão DemocráticaConquistasDesafiosGESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONQUISTAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE.