DONIZETI, Marcella Russignoli2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3821Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciatura em PedagogiaO presente estudo objetiva analisar a importância da formação continuada do profissional da Educação Infantil e de suas práticas reflexivas de ensino tendo como base a formação continuada do profissional professor, capacitando-o em vários aspectos na atuação de docente. Apresenta-se aqui um relato da evolução do processo educacional implantado no Brasil desde a colonização portuguesa com a chegada dos jesuítas e todas as fases posteriores a esse momento onde a escola formal apresentava característica elitista e assistencialista por muitos anos. Cabe ressaltar a importância do professor da educação infantil enquanto parte essencial do ensino fundamental trabalhar sempre em consonância com o Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os quais se definem as áreas do conhecimento por etapa a que cada docente deva atingir em sua jornada de ensino e saber. O estudo foi realizado através da revisão de literatura com base em artigos científicos, livros e teses disponíveis no todo nas diferentes bases de dados da internet. É necessário que o professor reconheça a importância e a participação efetiva no processo de formação e sua continuidade, buscando sempre qualificar-se objetivando o aprimoramento de sua prática docente e o seu conhecimento profissional.Educação continuadaCapacitaçãoProfessorEducação InfantilA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTILBook