MARTINS, Rúbia Cristina Seixas2016-12-282016-12-282016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1667Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O trabalho tem a intenção de atingir de forma esclarecedora a visão do desenvolvimento cognitivo na criança de sete anos cumprindo a fase do segundo ano do ensino fundamental. A criança com essa idade está no estágio operatório- concreto, onde seus pensamentos e atitudes começam a ficarem mais sociais tendo capacidades de raciocinar. Os objetivos proposto nessa etapa de trabalho é identificar o desenvolvimento da criança no ensino fundamental, sendo ele de grande importância para a aprendizagem da criança. Compreender também as ações dos professores em relação aos comportamentos dessas crianças com desenvolvimento atrasado e a dificuldade de acompanhamento no ensino. O desenvolvimento cognitivo é a capacidade de pensar e compreender, na qual habilidades começam a se formar perante o desenvolvimento do cérebro. Observações realizadas em pesquisa de campo foram feitas para a confirmação da teoria dos autores usados na pesquisa.Desenvolvimento cognitivoCriançaEnsino FundamentalAprendizagemO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IOther