Santos, Lincoln Pires Colichio Borges2020-01-072020-01-072019-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3255Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de bacharel em administração.O marketing esportivo vem assumindo importância cada vez maior no que diz respeito à fidelização e manutenção dos clientes e torcedores. Nesse contexto, justifica-se a presente pesquisa do marketing esportivo no futebol brasileiro, detectar o seu real impacto nos resultados das vendas dos clubes para os torcedores e o nível de aceitação de marcas e patrocínios dos clubes entre os torcedores/sócios torcedores. O objetivo geral do trabalho é levantar dados a esse respeito em um segmento específico de torcedores e sócios/torcedores, lançando luz aos seus desejos, anseios e necessidades que, se identificados e satisfeitos por meio de um bom marketing esportivo, levarão a resultados positivos tanto para os clubes quanto para suas torcidas, que são os resultados esperados. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, realizada por meio do levantamento de dados em livros, publicações especializadas e sites da Internet, e pesquisa de campo, realizada por meio de apresentação de questionário semiestruturado a um universo variado de 114 entrevistados, que revelou que o marketing esportivo é extremamente relevante e útil para divulgar marcas, agregar valor a elas e fidelizar consumidores. Os resultados apontam para a constatação da relevância do marketing esportivo para os torcedores, mas é recomendável que se façam estudos mais abrangentes, com maior número de entrevistados, para que se possa traçar um retrato mais fiel do papel do marketing esportivo na fidelização de clientes.Importância do marketingMarketing esportivoFutebol brasileiroInstrumentos de fidelizaçãoA IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL BRASILEIRO E SEUS INSTRUMENTOS DE FIDELIZAÇÃO.Book