CASTRO, Lariane Aparecida Lopes de2023-08-302023-08-302019FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4349Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em PedagogiaO racismo é uma ideologia pautada na idéia de supremacia de um povo sobre outro. Neste contexto, em muitos países tal entendimento levou várias nações à escravização. No Brasil, os escravos foram trazidos do continente africano desde o início do processo de colonização no século XVI até meados do século XIX, quando se aboliu o tráfico negreiro, como mão de obra para o trabalho nas lavouras e cidades. Neste percurso histórico apesar de libertos os escravos após a lei de 1888 permaneceram na prática social o racismo, às vezes velado e em outras explícitos. A educação tem como propósito a formação integral do indivíduo, seja na esfera cognitiva, social ou emocional, deste modo, enquanto espaço de convivência de diversas etnias e credos, a escola pode perpetuar ou não tais estereótipos. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma discussão acerca de como se dá este processo no ambiente escolar, bem como o papel do educador no combate ao racismo. A metodologia empregada foi da pesquisa bibliográfica da literatura.RacismoEscolaProfessorO RACISMO EM SALA DE AULA: COMO O PROFESSOR PODE AJUDAR A SUPERAR?Book