SANTOS, Silmara Leite dos2023-01-112023-01-112020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3833Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca de uma pesquisa de campo vivenciada em uma operação realizada pelo Projeto Rondon, na cidade de Epitaciolândia-Acre e tem como objetivo compreender em que medida as oficinas, ministradas pelos estudantes, contribuiu com conteúdos e práticas educacionais voltadas à transformação social dos alunos. Sendo assim, buscou-se inicialmente descrever as modalidades de ensino existentes e em qual delas o Projeto Rondon se encaixava, bem como, as maneiras de aprendizagens que cada uma delas proporcionam. A modalidade de ensino Não Formal, a qual o projeto se encaixa, oferece grandes aprendizagens as crianças, na qual aprendem através das vivências e na “troca de saberes”. Desse modo a pesquisa vem apresentar de que forma as ações dos estudantes, principalmente do curso Pedagogia, conseguiu através de duas oficinas ministradas, “Educação Ambiental” e “Estrela do Aprendizado”, promover reflexão e possíveis mudanças no comportamento das crianças. Além disso, nota-se a importância de um projeto social neste contexto para o desenvolvimento e a conscientização das crianças, futuros adultos conscientes. O presente estudo foi embasado de acordo com pensamentos de autores relacionados à área, que contribuíram muito para o trabalho. Sendo assim, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, pautada no estudo de caso e na abordagem qualitativa de análise dos dados. A pesquisa foi de grande importância para observar se as ações dos estudantes, atingiram diretamente nas atitudes das crianças, como cuidar e preservar o ambiente em que vive, e entender a importância da leitura em sua vida. Nota-se que que os resultados obtidos no diálogo com as crianças foram significativos para elas, visto que assimilaram e ainda praticam todo o conhecimento proporcionado pelas oficinas ministradas pela estudante de Pedagogia.Educação AmbientalLeituraOficinas de AprendizagemProjeto RondonO PROJETO RONDON E SUAS CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS NO MUNICIPIO DE EPITACIOLÂNDIA - ACREBook