OLIVEIRA, Érica Menani de2023-08-302023-08-302021FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4332Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.A educação inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Desenvolvida na década de 1970, ela envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. Com esta pesquisa, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender a essa clientela. A escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização é privilégio de um grupo – uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizaram o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola.Pessoas com deficiênciaLegislaçãoEscola regularOS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLARBook